Coragem para Crescer

Desenvolvimento pessoal para pessoas reais.

Como parar de reclamar

"Reclamar é encontrar falhas. Sabedoria é encontrar soluções." Ajahn Brahm
Talvez o passo mais importante para abandonar o hábito de reclamar é desconectar da sua identidade o comportamento indesejado. Um erro comum que "reclamões crônicos" fazem é se auto-identificarem com os pensamentos negativos que passam pela sua mente. Essa pessoa poderia admitir, "Eu sei que eu sou responsável pelos meus pensamentos, mas eu não sei como parar de pensar negativamente com tanta frequência." Isso parece com um passo na direção certa, e até certo ponto realmente é, mas também é uma armadilha. É bom assumir responsabilidade por seus pensamentos, mas você não deve se identificar com esses pensamentos até o ponto de acabar se culpando e se sentir ainda pior.

Uma afirmação melhor seria, "Eu reconheço esses pensamentos negativos passando pela minha cabeça. Mas esses pensamentos não são eu. Conforme eu melhoro minha consciência, eu substituo esses pensamentos com alternativas positivas." Você tem o poder de recondicionar seus pensamentos, mas o truque é manter sua consciência do pântano da culpa. Perceba que enquanto esses pensamentos passam pela sua cabeça, eles não são você. Você é o canal consciente pelo qual eles fluem. Eles são SEUS pensamentos, mas eles não são VOCÊ. Sua identidade não se limita a eles.

Condicionamento mental

Embora seus pensamentos não sejam você, se você repete os mesmos pensamentos de novo e de novo, eles vão condicionar sua mente. É quase correto dizer que nós nos tornamos nossos pensamentos dominantes, mas eu acho que isso é levar longe demais.

Considere como os alimentos que você come condicionam seu corpo. Você não vai se tornar a próxima refeição que fizer, mas essa refeição vai influenciar sua fisiologia, e se você continuar comendo as mesmas refeições sempre, com o tempo elas vão ter um grande impacto no seu corpo. Seu corpo vai pedir e esperar essas mesmas comidas. No entanto, seu corpo permenece separado e distinto dos alimentos que você come, e você ainda é livre para mudar o que come, o que vai gradualmente recondicionar sua fisiologia de acordo com os novos elementos.

É por isso que pensamentos negativos são tão viciantes. Se você fica segurando pensamento negativos, você condiciona sua mente a esperar e até querer eles. Seus neurônios vão até aprender a prever a recorrência de estímulos negativos. Você vai praticamente se tornar um ímã para negatividade.

A armadilha do pensamento negativo

Essa é uma situação difícil de escapar porque ela se auto-perpetua, como qualquer um que ficou preso em pensamentos negativos sabe muito bem. Suas experiências negativas alimentam suas expectativas negativas, o que por sua vez atrai novas experiências negativas.

Na verdade a maior parte das pessoas que entram nesse padrão acabam nunca escapando dele na vida. É simplesmente muito difícil. Mesmo que elas lutem contra sua própria negatividade, elas sem saber perpetuam a situação por continuar se identificando com a negatividade. Se você fica se martirizando por ser muito negativo, você simplesmente está reforçando o padrão, e não quebrando ele.

Eu acredito que a maioria das pessoas que estão presas nessa armadilha vão ficar presas até que elas experienciem uma elevação em suas consciências. Elas têm que reconhecer que elas estão presas e que continuar lutando contra sua própria negatividade ao mesmo tempo que se identifica com ela é uma batalha que não pode ser vencida. Pense a respeito. Se ficar se repreendendo por ser reclamão demais fosse funcionar, já não teria funcionado há muito tempo? Você está mais perto de uma solução depois de investir tanto nessa abordagem?

Assim, a solução que eu mais gosto é parar de lugar e se entregar. Em vez de bater de frente com a negatividade, reconheça e aceite sua presença. Isso vai na verdade ter o efeito de elevar sua consciência.

Superando a negatividade

Você pode aprender a aceitar os pensamentos negativos que passam pela sua cabeça e os transcender. Deixe-os estar, mas não se identifique com eles, porque esses pensamentos não são você. Comece a interagir com eles como um observador.

Fala-se que a mente é como um macaco hiperativo. Quanto mais você luta com o macaco, o mais agitado ele fica. Em vez disso, só relaxe e observe o macaco até que ele se canse.

Reconheça também que essa é a razão pela qual você está aqui, vivendo sua vida como um ser humano. A razão de você estar aqui é desenvolver sua consciência. Se você está atolado na negatividade, seu trabalho é desenvolver sua consciência até o ponto em que você consiga permanecer focado no que você quer, para criar positivamente em vez de destruir. Pode levar bastanto tempo para conseguir chegar lá, mas não tem problema. Sua vida está sempre refletindo de volta para você os conteúdos da sua consciência. Se você não gosta do que está experienciando, é porque suas habilidades em criar conscientemente não estão desenvolvidas o suficiente. Mas isso não é um problema porque você está aqui para desenvolvê-las. Você está experienciando exatamente o que você precisa para aprender.

Criação consciente

Se você precisa de muito mais tempo para resolver sua negatividade, você é livre para levar quanto tempo quiser. Criação consciente é uma grande responsabilidade, e talvez você ainda não se sinta pronto para isso. Até lá você vai continuar repetindo o padrão de pensamentos negativos para evitar de chegar nessa realização. Você deve admitir que a ideia de ser reponsável por tudo na sua vida é um pouco intimidador. O que você vai fazer com sua vida? E se você errar? E se você bagunçar tudo? E se você fizer seu melhor e falhar? Essas inseguranças vão te manter em um padrão de negatividade como uma forma de evitar essa responsabilidade.

Infelizmente, esse escapismo tem consequências. A única forma que criadores verdadeiros têm de fugir da responsabilidade de suas criações é se iludir com a ideia de que não estão criando nada. Isso significa que você acaba virando sua própria energia criativa contra si mesmo. Você é como um gênio da lâmpada usando seus poderes para não ter poderes. Você usa sua força para se enfraquecer.

O motivo pelo qual você pode estar preso em um padrão de pensamentos negativos neste momento é que em algum momento você fez uma escolha por isso. Você percebeu que a alternativa de aceitar total responsabilidade pela sua vida seria pior. É demais para lidar. Então você virou seus pensamentos contra si mesmo para evitar essa incrível responsabilidade. E você vai continuar em um padrão de manifestação negativa até que esteja pronto para aceitar de volta um pouco dessa responsabilidade.

Negatividade não precisa ser uma situação permanente. Você ainda tem a liberdade para escolher diferente. Na prática essa percepção geralmente acontece em camadas de tomada de consciência. Vpcê começa a aceitar e acolher mais e mais responsabilidade por sua vida.

Assumindo responsabilidade total

Veja... a solução real para a reclamação é responsabilidade. Você deve dizer para o universo (com sinceridade), "Eu quero aceitar mais responsabilidade pela minha experiência."

Aqui estão alguns exemplos do que eu quero dizer por aceitar responsabilidade:

  • Se eu estou infeliz, é porque estou criando isso.
  • Se há um problema no mundo que me incomoda, eu sou responsável por corrigi-lo.
  • Se alguém precisa de ajuda, eu sou responsável por ajudar.
  • Se eu quero certas pessoas na minha vida, eu devo atrair e convidá-las para estar comigo.
  • Se eu não gosto das minhas circunstâncias atuais, eu devo resolvê-las.

Por outro lado, pode ser que ajude também assumir responsabilidade por tudo de bom que acontece na sua vida. As coisas boas não simplesmente acontecem com você. Você as criou. Parabéns.

Dê um tapinha nas suas próprias costas por aquilo que você gosta, mas não sinta que precisa fingir gostar do que você claramente não gosta. Mas aceite responsabilidade por tudo... na medida que você estiver pronto para fazê-lo.

Reclamação é a negação da responsabilidade. Mas na minha opinião é a melhor parte de ser humano. Não há nada que substitua criar uma vida de alegria, mesmo que exija assumir responsabilidade por todo o lixo indesejado que você criou até agora.

Quando você se pegar reclamando, pare e se pergunte se você quer continuar negando sua responsabilidade pela sua vida ou se quer aceitar de volta um pouquinho mais da responsabilidade. Talvez você esteja pronto para assumir mais responsabilidade e talvez não esteja, mas faça o máximo para tomar essa decisão conscientemente. Você prefere receber simpatia por criar aquilo que você não quer, ou prefere congratulações por criar o que quer?

Esta é uma tradução feita por mim. Texto original de Steve Pavlina.
Como parar de reclamar Como parar de reclamar Reviewed by Coragem para Crescer on março 18, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.