"Ao registrar seus sonhos e objetivos no papel, você dá início ao processo de se tornar a pessoa que quer ser. Coloque o seu futuro em boas mãos: as suas." - Mark Victor Hansen
Comece na parte 1, caso você não tenha lido.
Objetivos
Com uma missão clara (declaração de propósito), você pode derivar objetivos específicos. Sua missão é sua direção geral na vida. Seus objetivos são os marcos no seu caminho.Comece definindo alguns objetivos a longo prazo (2 anos em diante) para expressar e explorar sua missão. Aqui é onde você liga os pontos entre seu propósito e suas habilidades. Talvez você precise desenvolver novas habilidades para completar sua missão, então inclua o desenvolvimento dessas habilidades como objetivos de longo prazo. Por exemplo, eu demorei vários anos para desenvolver minhas habilidades de falar em público antes que eu fizesse meu primeiro discurso profissional pago.
Coloque esses objetivos em ordem de prioridade, do mais importante para o menos importante. Pergunte-se: "se eu pudesse completar só um item nessa lista, o que seria?" Então pergunte-se: "se eu pudesse completar só mais um item nessa lista, o que seria" E assim por diante.
Então defina objetivos para 1 ano, baseados nesses objetivos a longo prazo. Priorize-os também.
Então defina objetivos para este trimestre baseado nos seus objetivos para 1 ano. Priorize-os. Atualize essa lista no início de cada trimestre. Eu acho uma boa ideia atualizar seus objetivos para 1 ano no início de cada trimestre também, de forma que você pode levar em consideração qualquer progresso ou obstáculo na hora de refinar suas metas.
Então defina objetivos para este mês baseado nos seus objetivos do trimestre. Priorize-os. Atualize essa lista no início de cada mês.
No início de cada semana, defina os objetivos desta semana baseado nos seus objetivos do mês. Adicione também os itens urgentes e com prazo na sua semana, aqueles itens que não são necessariamente baseados na sua missão. Priorize-os focando em terminar os itens importante no começo da semana e deixando o resto da semana para lidar com os itens urgentes mas menos importantes. Aprenda a procrastinar aquilo que não é importante.
No início de cada dia (ou preferencialmente no final de cada dia), defina objetivos para o dia (mesmo ou próximo). Priorize-os.
É preciso um pouco de esforço para criar essas listas da primeira vez, mas é relativamente fácil mantê-las se você criar o hábito de trabalhar dessa forma.
Dedique o tempo para fazer esse trabalho de uma maneira excelente. Sente-se por algumas horas, ative seu cérebro, e defina os objetivos mais bem pensados que você conseguir. Eu gosto de fazer isso em um cômodo meio escuro, sentado próximo à lareira ou à luz de velas, com sons de natureza tocando (por exemplo da chuva ou das ondas do mar). Criar um ambiente relaxante e meditativo para definir objetivos realmente me ajuda a me concentrar profundamente e fazer um bom trabalho. Eu sei por experiência que faz um trabalho meia-boca aqui vai só tornar a fase de implementação uma bagunça dolorosa e frustrante. Definir objetivos é um trabalho desafiador, então ele merece um mínimo de respeito.
Depois que você completar cada lista de objetivos, leia-a de novo e pergunte-se, "Esses são os melhores objetivos que eu consigo definir?" Se a resposta for não, ou se você hesitar e não tiver certeza, faça uma pausa e volte quando estiver com a mente mais limpa, e faça mais uma rodada de revisão.
Além de derivar objetivos a partir da sua missão, você também pode adicionar alguns objetivos que não são baseados na missão. Isso é completamente normal. Mas se você perceber que está fazendo isso demais, dê um passo atrás para ver se você percebe algum padrão nesses outros objetivos. Eles podem estar indicando novos elementos que você poderia incluir na sua declaração de missão. Por exemplo, eu adoro fazer experimentos de crescimento pessoal, e em determinado momento eu percebi que essa vontade de experimentar deveria fazer parte da minha missão - e parte da missão da minha empresa também.
Se eu estivesse criando todas essas listas de objetivo do zero, eu gastaria 1-2 horas definindo objetivos para cada um dos períodos de longo prazo, 1 ano e trimestre. Então fazer todos demoraria 3-6 horas. Definir objetivos para o mês demora 15-30 minutos. Definir objetivos para a semana demora por volta de 10 minutos. Definir objetivos para o dia geralmente leva 5 minutos.
Uma vez que essas listas tenham sido criadas, a manutenção periódica desse sistema é bastante baixa... geralmente leva só 5 minutos por dia selecionando e priorizando as tarefas do próximo dia, feito ao final de cada dia. Depois planejamento progressivamente mais profundo é feito no final de cada semana, mês e trimestre. Mas o investimento de tempo não é significativo, se comparado com os benefícios na clareza que eles trazem.
Ação
No começo de cada dia, revise sua missão e seus objetivos para cada período. Isso só leva 5-10 minutos. Conforme você faz isso, imagine seus objetivos para cada período como se você já os tivesse completado. Perceba a cadeia causal. Veja como suas ações diárias em última instância se ligam a seus objetivos a longo prazo, e como seus objetivos refletem sua missão. Internalize a ideia de que como você age hoje vai ou não estar alinhado com seu caminho.Comprometa-se a progredir hoje. Determine-se a se dirijir hoje em direção à expressão da sua missão. Essa renovação diária de seu comprometimento é muito importante. Ela ajuda a evitar que você saia da rota ao ficar preso em trivialidades e distrações.
Agora vá ao trabalho. Comece com a primeira tarefa na sua lista diária. Foque e ignore todo o resto. Seu maior desafio vai ser desenvolver o hábito de trabalhar na sua lista diária por ordem de prioridade. Não fique pulando de um item para o outro. Não se distraia com itens triviais. Aprenda a se tornar movido pela importância, e não movido pela urgência.
Se você precisar de uma pausa, faça uma pausa. Então continue com a próxima tarefa na sua lista.
O bom desse sistema é que você não precisa tomar decisões sobre o que fazer na maioria dos dias. Você pode simplesmente relaxar e agir. Você já fez o trabalho de pensar, decidir e clarificar o que precisa ser feito, e em que ordem. É por isso que é importante fazer a definição dos objetivos e o trabalho de planejamento de uma forma excelente. Se você sabe que fez o melhor na fase de planejamento, então você será capaz de relaxar na ação durante a fase de execução. Você vai confiar que essas são as ações corretas que te levarão adiante de maneira inteligente.
Se, no entanto, você fizer um trabalho meia-boca, você vai ficar questionando suas decisões na hora de executá-las. Você vai abandonar suas listas diárias. Você vai fazer as tarefas fora da ordem de prioridade. Você vai gastar seus dias fazendo tarefas não importantes. Então os itens urgentes vão se acumular e você vai ter que deixar de lado seus objetivos a longo prazo para poder colocar em dia coisas mais triviais. Depois de alguns dias nesse ritmo, você vai largar mão de planejamento. Então você vai ficar vagando por alguns meses ou até anos. Daí em certo momento você vai tentar de novo e repetir todo o processo.
Eu gostaria de te ajudar a evitar dificuldades ao enfatizar o máximo possível a importância de definir objetivos com o maior cuidado e consideração possíveis. O mesmo vale para criar uma declaração de missão com qualidade. Não se surpreenda se levar vários dias para que você consiga criar uma declaração de missão que você realmente acredite ser seu melhor trabalho. Esse é um investimento relativamente pequeno se comparado ao seu tempo de vida, mas vai te economizar um tempo extraordinário na hora da execução.
Criando Fluxo
E quanto a andar conforme o fluxo? Se você fizer isso diariamente sem uma direção clara, você basicamente vai acabar acompanhando o fluxo de uma mistura aleatória da missão de outras pessoas. Isso pode parecer aceitável, mas é algo caótico e não muito satisfatório a longo prazo. Faça isso pór uma década ou duas se quiser, então perceba a sensação de que você está desperdiçando sua vida. Isso é porque você está desperdiçando-a. Vpcê não está liderando sua vida. Essa versão se seguir o fluxo é simplesmente vagar sem rumo. Não há honra nisso.A aplicação mais inteligente de seguir o fluxo é definir qual o fluxo que você quer primeiro. Então siga o fluxo desse propósito. Às vezes você pode só relaxar e acompanhar. Outras vezes você vai precisar remar. Não use "seguir o fluxo" como uma desculpa para não fazer nada de valor com a sua vida.
Se você realmente não conseguir definir o seu próprio fluxo no momento, então conecte-se ao fluxo de outra pessoa. Mas faça disso uma escolha consciente em vez de algo ao acaso. Não trabalhe em uma empresa aleatória só porque você acha que precisa de um emprego. Procure alguém que você respeita ou admira, ou vá trabalhar para uma empresa que tenha valores que te inspirem. Trabalhe de graça se for o caso. O valor educacional da experiência pode trazer imensos benefícios no futuro, tanto nas habilidades que você vai desenvolver quanto no aumento da clareza no seu próprio caminho. Se você um dia perceber que seu propósito deve fluir em uma direação diferente, então você pode dedicar o tempo para articular esse fluxo e começar a buscá-lo mais conscientemente.
Lembre que os dias da sua vida vão passar de uma forma ou de outra. Você pode gastar esses dias fluindo em direção a um propósito maior e aproveitando as muitas recompensas da clareza e da execução deliberada. Ou você pode continuar vagando, ocasionalmente reclamando de não saber o que fazer como se isso fosse um problema único (não é, é algo resolvível), ou então como se isso te eximisse (não exime). Depois você vai sofrer as consequências de uma vida arrependida (o que pode ser evitado)
A longo prazo, é mais fácil e mais satisfatório viver uma vida bem considerada, em alinhamento com um propósito inspirador, principalmente porque você tem a oportunidade de experienciar e aproveitar muito do que você deseja. Depois de um tempo o caminho acaba se tornando autossustentável. É difícil vagar sem rumo porque nesse caso você só pode olhar enquanto outras pessoas aproveitam suas vidas completamente, o que pode te trazer sentimentos como resentimento, depressão ou desamparo. Se você estiver sentindo um pouco dessa raiva, ressentimento ou arrependimento agora, isso é bom. Canalize isso em algumas decisões novas. Escreva uma nova declaração de missão, e defina alguns objetivos bem pensados. Não é tarde demais para estabelecer um caminho.
Esta é uma tradução feita por mim. Texto original de Steve Pavlina.
Clareza - parte 2
Reviewed by Coragem para Crescer
on
março 13, 2019
Rating:

Nenhum comentário: