Coragem para Crescer

Desenvolvimento pessoal para pessoas reais.

Como ser um realizador - parte 2

“A diferença entre pessoas de sucesso e pessoas de muito sucesso é que as pessoas de muito sucesso dizem não para quase tudo.” - Warren Buffet
Começe pela parte 1, caso não tenha lido.

Diga não para quase tudo

O que significa dizer não para quase tudo? Pra mim significa ser capaz de trabalhar tempo integral nos meus objetivos, sem deixar nada atrapalhar. Significa manter minha agenda livre de enroscos. Significa que mesmo quando eu trabalho em objetivos que me foram dados por outra pessoa, eu preciso ou tomar esses objetivos como meus (e dizer sim para eles), ou eu devo rejeitá-los e não dar nenhuma atenção a eles. Se eu não conseguir tomar um objetivo como meu de alguma forma, ele não merece minha atenção.

Mesmo um objetivo como fazer o imposto de renda pode ser transformado em seu. Você pode se comprometer a manter suas finanças atualizadas e organizadas. Você pode escolher pagar os impostos por qualquer motivo que lhe faça sentido. Mas se você não puder tomar um objetivo como seu, e tentar trabalhar nele mesmo assim, então você está lutando contra si mesmo, e seu progresso será lento e inconsistente, o que é um desperdício enorme da sua atenção.

Não ande no mundo dos “compromissos pela metade”. Coloque toda sua atenção em seus próprios objetivos, incluindo aqueles que você transformou em seus. Se você tem um emprego, então ou se comprometa a fazer o seu melhor nesse emprego, ou deixe a vaga para outra pessoa fazer melhor.

Coloque seus objetivos em primeiro lugar

Muitos realizadores têm empregos. Muitos realizadores têm família. Muitos realizadores têm compromissos de vários tipos. Mas realizadores não usam seus trabalhos, filhos e outros compromissos como desculpas para não dar atenção suficiente a seus objetivos. Para cada pessoa que usa isso como desculpa para sua inabilidade de definir e alcançar objetivos, existe um realizador que começou em uma situação mais desafiadora ainda e usou esses mesmos elementos para ajudar a motivá-lo a alcançar seus objetivos. Onde não-realizadores vêem desculpas, realizadores encontram motivação.

Uma boa forma de colocar seus objetivos em primeiro lugar é já começar definindo objetivos holísticos e de alta qualidade. Não desperdíce sua atenção em buscas superficiais tais como ganhar dinheiro só por ganhar. Defina objetivos que lhe ajudarão a crescer, desenvolver suas habilidades, criar valor para outros, e fazer algo de bom no mundo. Pergunte-se: esse objetivo parece significativo e inteligente quando você se imagina 20 anos depois de conquistá-lo?

Deliberadamente coloque sua atenção em seus objetivos. Quando você estiver em uma fila, por exemplo, pense sobre seus objetivos. Visualize-se fazendo as ações necessárias. Faça disso seu comportamento padrão, em vez de pegar o celular pra se distrair com algo sem importância.

Cuidadosamente planeje os passos para atingir seus objetivos. Libere tempo pra trabalhar neles, e faça desse tempo algo sagrado e inviolável. Se você só consegue liberar um pequeno período por semana para trabalhar em seus objetivos, então considere a possibilidade de criar o objetivo de chegar a um ponto em que você tenha a liberdade de devotar quantas horas quiser a seus objetivos. Quais objetivos específicos você teria que definir e alcançar para fazer disso uma realidade? Imagine-se podendo devotar a maior parte de seu tempo toda semana pra trabalhar em seus objetivos mais importantes, sem nada mais atrapalhando. Muitas pessoas vivem assim, e elas adoram viver assim. Por que não você?

O objetivo da liberdade

Um dos meus objetivos passados era remover a escassez financeira como uma fonte potencial de distrações, para que eu pudesse passar a maior parte do meu tempo toda semana trabalhando em meus objetivos, fossem eles fontes de renda ou não. Eu quero poder centralizar minha vida na busca pelo crescimento pessoal, e em compartilhar o que eu aprendi com outras pessoas. Eu devotei uma quantidade significativa de atenção a esse objetivo por vários anos até que ele fosse atingido, e depois disso eu pude manter o estilo de vida com relativa facilidade. Eu sei que algumas pessoas acham que é incomum ter a liberdade de mergulhar em objetivos que não têm nada a ver com ganhar tinheiro ou ter um emprego, tal como viajar pela Europa por um mês, virar vegano ou explorar relacionamentos abertos, mas esse tipo de liberdade é importante o suficiente para mim que eu tornei esse objetivo minha maior prioridade por anos, me mantendo nele até que finalmente ele fosse alcançado. Foi desafiador mas com certeza valeu a pena.

Eu conheço muitas pessoas que atingiram objetivos parecidos. Em geral, elas tendem a ser as pessoas mais felizes que conheço. Em vez de receberem ordens de outra pessoa como rotina, elas colocam sua atenção em seus objetivos, desejos e interesses. Elas estabelecem como prioridade manter essa liberdade. Elas não usam o trabalho, filhos ou a falta de dinheiro como desculpas – o oposto, na verdade. Frequentemente eu ouço dessas pessoas histórias de dificuldades sendo lembradas com risos e alegria, não com medo ou arrependimento… como a vez em que um casal de amigos teve que dormir em um parque porque eles não tinham dinheiro pra ficar em algum lugar. O que não-realizadores temem como obstáculos são simplesmente degraus (e futuras histórias divertidas pra contar!) para os realizadores.

Se liberdade de estilo de vida é importante para você, então faça disso seu alvo primário. Coloque o êxito desse objetivo em primeiro lugar na sua vida. Trabalhar para atingir esse objetivo deve se tornar mais importante para você do que acompanhar mídias sociais, agradar seus pais, assistir seu programa de TV favorito, e outras distrações. Se alguma coisa realmente estiver atrapalhando, então ou você a remove de sua vida, ou encontra uma forma de transformá-la em uma vantagem que aumenta seu empenho e motivação.

É facil pra mim diferenciar entre pessoas que estão comprometidas em alcançar liberdade de estilo de vida, em contraste com as que não estão comprometidas. Aquelas que estão comprometidas são obcecadas com o objetivo; elas não pensam em mais nada. Elas não param de falar a respeito! Elas estão constantemente tentando descobrir como fazer dele uma realidade. Elas trabalham duro nele. Elas tropeçam e já seguem caminhando. Geralmente o objetivo demora mais tempo do que elas gostariam. Geralmente elas querem que leve menos que um ano. Mas normalmente leva de 2 a 5 anos para chegar no ponto de sustentabilidade financeira. Os realizadores deixam claro que chegarão lá não importa quanto tempo leve. Para eles o objetivo é obrigatório, não opcional.

Os não-realizadores falam sobre o objetivo como uma fantasia distante. É um desejo, um sonho, uma possibilidade… algo que seria legal ter, se e quando os planetas se alinharem. Seu plano de ação consiste basicamente em ler livros sobre a Lei da Atração e ouvir palestras motivacionais. Eles tratam o objetivo como um desejo casual, mas não um compromisso sério. Eles desrespeitam a incrível força de vontade que é necessária para atingí-lo. Eles praticamente nunca chegam lá.

Se o objetivo de liberdade de estilo de vida é importante para você, então abandone, elimine e descarte o que quer que te distraia dele. Coloque sua atenção completamente nesse objetivo, e crie uma obceção a respeito até atingí-lo. Se você precisa de mais tempo, cancele a TV a cabo, apague suas contas nas mídias sociais, e mantenha seu celular desligado durante o dia. Faça intervalos conforme precisar, mas continue voltando sua atenção para o objetivo. Se você fizer isso, com certeza você o alcançará.

Você entrará no caminho para atingir liberdade de estilo de vida quando você parar de colocar outras distrações à frente desse compromisso.

Esta é uma tradução feita por mim. Texto original de Steve Pavlina.
Como ser um realizador - parte 2 Como ser um realizador - parte 2 Reviewed by Coragem para Crescer on fevereiro 07, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.